O novo doutorado em Enfermagem visa atender à crescente demanda por qualificação na área da saúde em Minas Gerais.
O novo doutorado em Enfermagem visa atender à crescente demanda por qualificação na área da saúde em Minas Gerais. Atualmente, o Estado conta com apenas cinco cursos de mestrado acadêmico e dois doutorados – na UFMG e na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Conforme o coordenador do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF), Fábio Carbogim, o curso é inovador e alinhado com a Agenda de Prioridades de Pesquisa do Ministério da Saúde e pretende abordar temas avançados, como desenvolvimento de tecnologias em saúde, além de práticas baseadas em evidências e pesquisa clínica, que não são cobertos pelos programas já existentes em Minas.
“Dada a complexidade do sistema de saúde e a necessidade de aumentar a produção científica e tecnológica, a criação deste doutorado é essencial. O PPGENF tem contribuído significativamente para a formação de pesquisadores e na tomada de decisões no campo da saúde. Este novo curso atende às necessidades regionais e políticas públicas, formando profissionais qualificados e impulsionando pesquisas que atendem às demandas sociais e organizacionais”. Desde sua criação, o PPGENF já formou 167 mestres.