Capacitação dos Profissionais de Saúde para o Manejo da Dor Em Crianças na Vacinação

10 de maio de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa uma intervenção multifacetada para capacitação de profissionais de saúde no manejo da dor na vacinação em crianças.


A vacinação é um evento doloroso constante na vida das crianças, iniciando ao nascimento e se estendendo até a idade adulta. Quando submetida a repetidos estímulos dolorosos, a criança pode apresentar consequências a longo prazo da dor não tratada.

Capacitação dos Profissionais de Saúde para o Manejo da Dor Em Crianças na Vacinação

Capacitação dos Profissionais de Saúde para o Manejo da Dor Em Crianças na Vacinação. Foto: Divulgação.

O objetivo desse estudo foi analisar uma intervenção multifacetada para capacitação de profissionais de saúde no manejo da dor na vacinação em crianças. Método: Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, sem grupo controle, de abordagem quantitativa, do tipo pré e pós-teste, realizado em duas Unidades Básica de Saúde (UBS) de Ceilândia, que desenvolvem atividades na sala de vacina, no período de Agosto de 2017 a Março de 2018.

Vacinação em crianças

Este estudo faz parte do “Projeto Incríveis: Intervenções para o alívio da dor em crianças na vacinação – Envolvimento e Iniciativa para o SUS”, que foi desenvolvida em três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. O presente estudo abordará as fases de intervenção e pós-intervenção. A coleta de dados foi desenvolvida nas seguintes etapas: 1) Identificação de Barreiras e Facilitadores; 2) Reuniões com a equipe de Enfermagem para realização das capacitações, abordando a metodologia KT (Knowledge Translation); 3) Avaliação da mudança na unidade através de auditoria; 4) Implementação e Avaliação de um folder educativo pelos profissionais de Enfermagem.

Para análise dos dados, foi realizado dupla digitação em planilha do Microsoft Excel e após exportado para o software SPSS, versão 23.0 A análise quantitativa foi realizada através de estatística descritiva (média, desvio padrão e distribuição de frequência). Além disso, para comparação de resultados por Grupos (Pré e Pós-Teste) e entre UBS, foi utilizado o teste de Mann-Whitney. Para verificar se existe diferença no total de respostas certas por capacitação, foi utilizado ANOVA. O teste Tukey foi utilizado para comparar quais capacitações são diferentes pelo total de respostas certas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Resultados: Houve um aumento de respostas certas no Grupo pré-teste quando comparado ao pós-teste, apresentando um incremento de 7,7%. No que diz respeito a capacitações, a temática Manejo da Dor apresentou maior número de respostas certas, totalizando 92,8%. A capacitação 3, Manejo da Dor quando comparado aos demais apresenta uma diferença, que é verificada pelos valores de p, onde indica que nessa capacitação os profissionais obtiveram melhores resultados, o que sugere uma maior aprendizagem. Foi realizada uma auditoria 30 dias após o término das capacitações, com questionário adaptado. A Implementação e avaliação do folder educativo apresentou resultados positivos após as adaptações às observações da equipe de enfermagem e sua distribuição foi recomendada aos pais e/ou responsáveis.

O presente estudo conclui que a intervenção multifacetada EPIQ (Evidence- based Practice for Improving Quality) melhora a aquisição de conhecimento dos profissionais que atuam na sala de vacinação.

Compartilhar