Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Câmara Aprova Urgência Para Financiamento do Piso da Enfermagem

26 de maio de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

PL1272 vai direto ao plenário da casa.


A Câmara dos Deputados aprovou por 364 votos a 15 o requerimento de urgência do Projeto de Lei 1.272/2022, de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cid-SC), que altera a Lei 12.546/2011, para incluir a área da da saúde entre os setores econômicos a serem beneficiados com a desoneração da folha de pagamentos.

piso-enfermagem

Com isso, a proposta vai direto ao plenário da Casa. “Esse projeto reduz a alíquota de contribuição previdenciária de 20% para 4,5% na área da saúde, podendo chegar até a 1% em alguns casos. Com isso, conseguiremos reduzir significativamente o impacto do investimento necessário para financiar o piso nacional da categoria”, argumenta Betânia Santos.

Para a autora do projeto, a medida vem em boa hora e desonera um setor que é de interesse público. “Todos sabemos da importância econômica e social da Saúde. Apesar de ser um direito fundamental do cidadão e obrigação do Estado, os governos federal, estaduais e municipais optam por tributar excessivamente todas as atividades do setor”, disse a deputada Carmen Zanotto (Cid-SC).

Também com o objetivo de dar sustentação à sanção presidencial do PL2564, o Senado votará na próxima terça-feira, dia 31 de maio, a PEC 11, que regulamenta o piso nacional da Enfermagem dentro da Constituição Federal de 1988. “Com esses dois instrumentos legais, conseguiremos ratificar o nosso direito ao piso salarial”, acredita Betânia Santos.

Compartilhar