Os erros de medicação são eventos complexos, envolvendo procedimentos, profissionais e múltiplas etapas relacionados à prescrição, dispensação e administração do medicamento.
O processo de medicação percorre um longo caminho iniciando na produção, segue com a prescrição, dispensação e a administração.
Leia Mais:
- Polifarmácia: Quando Muito é Demais? [2]
- Erros de medicação: série técnica sobre atenção primária mais segura [3]
- Práticas Seguras Para Administração de Medicamentos [4]
Evitando os erros de medicação
A administração de medicamentos [5] compreende o processo de checagem, diluição, preparação e administração no paciente. A enfermagem atua diretamente na administração de medicamentos,logo sendo que sua atuação é crucial para evitar erros.
Entre os principais dilemas éticos envolvendo situações de erros de medicação, levando-se em conta gravidade, tipo de erro e medicamentos envolvidos, destacam-se o registro do erro no prontuário, comunicação entre os profissionais, a revelação do erro para o paciente ou familiares, causando danos ou não.
Os erros de medicação não devem ser banalizados, nem magnificados. E devem ser adequadamente abordados em todas as suas repercussões pessoais. O reconhecimento da possibilidade real de sua ocorrência, a avaliação dos riscos, capacitação e revelação de erros de medicação são os caminhos a seguir.
