Atuação da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem

1 de fevereiro de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve a atuação da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Cofen, na elaboração de normas e atualização do conhecimento técnico-científico da profissão.


A Câmara Técnica de Atenção à Saúde (CTAS) foi criada para subsidiar, discutir e elaborar pareceres técnicos do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), sobre a assistência de enfermagem e a atenção à saúde no Brasil. É um órgão colegiado de assessoramento técnico e consultivo, composta por enfermeiros de diversas áreas de atuação. Além disso, promove frequentemente debates e discussões sobre temas atuais relacionados à saúde, e suas implicações para a assistência de enfermagem, assim como normativas de orientações para a categoria.

23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem está confirmado

Foto: Internet.

Diante dos avanços e desafios da área da saúde e das tendências da enfermagem, cada vez mais voltadas para uma abordagem holística e interdisciplinar de cuidados, a CTAS tem sido uma importante instância para a discussão e elaboração de pareceres técnicos de enfermagem, contribuindo para a melhoria da qualidade de cuidados prestada à população brasileira.
Desde a sua criação, a CTAS tem realizado uma série de atividades e produções, como a elaboração de notas técnicas, pareceres e resoluções sobre temas relevantes para a profissão, elaboração de materiais educativos e informativos para a categoria, realização de eventos como congressos e seminários e a formulação de normas e diretrizes para a prática da enfermagem no país.
Ademais, essa câmara representa um espaço importante na construção de políticas e diretrizes voltadas para a assistência de enfermagem, prezando sobretudo pelo cuidado assistencial e preservação da saúde de cada cidadão. Vale frisar que a relevância deste estudo está na análise minuciosa de seu funcionamento, considerando o fluxo do atendimento necessário e pertinente aos profissionais de enfermagem e à saúde da população brasileira.
Essa câmara técnica tem como missão a discussão e elaboração de políticas e diretrizes relacionadas à prática da enfermagem, buscando soluções objetivas e concretas para os desafios enfrentados na profissão e participando ativamente no fortalecimento da Enfermagem brasileria. Assim, a CTAS vem trabalhado em diversas frentes e áreas de atuação, com proposição e realização de pesquisas sobre a prática profissional da categoria.
Por derradeiro e sincronizados com a lei do exercício profissional (Lei No. 7.498/86), o código de ética dos profissionais de Enfermagem (0564/2017), o regimento interno do Cofen e o regimento interno das câmaras técnicas do Cofen, os profissionais da CTAS no âmbito de suas competências legais, recebem as demandas de forma organizada, técnica, ética e comprometida com princípios, direitos, responsabilidades, deveres e proibições pertinentes à conduta profissional, subsidiando o Cofen na regulamentação da prática de enfermagem.
Nesse contexto, visando criar e/ou elaborar protocolos e normatizações de cuidados, na garantia do direito à saúde de forma universal, integral e com equidade, objetivamos descrever a atuação da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Federal de Enfermagem, na elaboração de normas e atualização do conhecimento técnico-científico da profissão.
Compartilhar