Aspectos Éticos no Cuidado de Enfermagem ao Idoso em Cuidados Paliativos

7 de outubro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica e descreve as evidências disponíveis na literatura sobre os aspectos éticos do cuidado do enfermeiro ao idoso em cuidados paliativos.


O cuidado no contexto de manutenção da vida de pacientes que estão em processo de finitude é denominado de Cuidados Paliativos (CP). De acordo com a World Health Organization (2018), podemos defini-lo como uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e familiares, que enfrentam problemas associados a doenças potencialmente fatais. Previne e alivia sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.

Aspectos Éticos no Cuidado de Enfermagem ao Idoso em Cuidados Paliativos

Aspectos Éticos no Cuidado de Enfermagem ao Idoso em Cuidados Paliativos. Foto: Divulgação

O processo de envelhecimento traz alterações físicas, cognitivas e sociais. Esse acentuado envelhecimento populacional, houve um aumento na incidência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), ocasionando na pessoa idosa maior necessidade de profissionais capacitados para atenderem de forma adequada e humanizada essa população.

Os CP são indicados a esta população com vistas a melhoria da sua qualidade de vida, buscando um cuidado mais humanizado, o respeito e a promoção de uma morte digna.

No que tange a uma assistência de qualidade nos CP, a equipe multiprofissional favorece a realização dos cuidados efetivos e completos, assistindo ao indivíduo em todas as suas dimensões, implicando o bem-estar físico e psicológico e o respeito a sua dignidade. Com uma abordagem diferenciada e multidimensional, os enfermeiros se destacam como um dos principais profissionais desta equipe de saúde. Esse destaque, ocorre em virtude da proximidade do enfermeiro com as ações assistenciais prestadas diretamente ao indivíduo, como em relação a sua formação técnico científico que possibilita a ampliação da capacidade de intervir além dos sinais e sintomas.

Cuidados paliativos de Enfermagem

Os cuidados de enfermagem envolvem a condição ética que reflete diretamente na dignidade humana e suas tomadas de decisões. A ética, dentro do campo da saúde, envolve um arcabouço de princípios para proteção da vida dos indivíduos, além de nortear valores fundamentais para a manutenção da integridade das pessoas, interagindo nos processos da saúde/doença. Dessa forma, a
ética fundamenta os CP, devido à busca, reflexão e resposta aos direitos dos pacientes que estão em processo de finitude de vida.

No que tange a relação entre ética e enfermagem, é possível identificar alguns princípios bioéticos fundamentais para a prestação dos cuidados, são eles: beneficência, não maleficência, justiça e autonomia. Esses quatro princípios permeiam o funcionamento e fundamentam a qualidade da assistência de enfermagem na perspectiva dos cuidados paliativos.

Em relação a base conceitual destes princípios bioéticos, pode-se entender como beneficência, a “obrigação moral de agir em benefício de outros”, a não maleficência como “não devemos infligir o mal ou o dano”, a justiça sendo uma “virtude da proteção dos direitos individuais” e a autonomia definida como “autogoverno e direito de liberdade de ser e pertencer a si mesmo”.

Visto que os cuidados paliativos no processo de finitude de vida dos idosos é um tema em que os profissionais de saúde, especificamente os enfermeiros, defrontam-se com os princípios éticos e bioéticos envolvidos durante os cuidados prestados cotidianamente, este trabalho tem como questão de investigação, quais são os aspectos éticos do cuidado de enfermagem ao idoso em cuidados paliativos?

Identificar e descrever as evidências disponíveis na literatura sobre os aspectos éticos do cuidado do enfermeiro ao idoso em cuidados paliativos.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/