Anemia Falciforme Assistência Básica a Pacientes em Comunidade Quilombola no Município de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe

26 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Avalia a assistência dos gestores de saúde aos portadores de anemia falciforme, nas Unidades de Saúde do município de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe.


A anemia falciforme é a alteração genética mais constante no Mundo e no Brasil, caracterizada por elevada morbidade e mortalidade entre os portadores, causando várias manifestações agudas e crônicas, o que fazem os acometidos a procurarem os serviços de saúde.

Anemia Falciforme Assistência Básica a Pacientes em Comunidade Quilombola no Município de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe

Anemia Falciforme Assistência Básica a Pacientes em Comunidade Quilombola no Município de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe.

O presente estudo objetivou avaliar a assistência dos gestores de saúde aos portadores de anemia falciforme, nas Unidades de Saúde do município de Santa Luzia do Itanhy, Sergipe, bem como identificar o perfil dos pacientes. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de questionário semiestruturado.

A população do estudo incluiu quatro portadores de anemia falciforme, sendo dois do sexo masculino e dois do feminino, com faixa-etária entre 20 a 40 anos. Houve predomínio da cor negra num total de 3 (75%), renda de até 01 salário mínimo 2 (50%), e 4 (100%) deles sem completar o ensino fundamental. Quanto aos aspectos biológicos houve predomínio de crise álgica4 (100%), problemas com o baço 3 (75%), e os aspectos psicossociais 2 (50%) relataram cefaleia, 4 (100%) dificuldades para realizar atividades físicas.

Em relação à assistência da enfermagem, duas enfermeiras das Unidades de Saúde da Família realizam o acompanhamento do esquema vacinal e o encaminhamento para centros de referências de acordo com a necessidade dos pacientes.

O estudo evidenciou uma assistência de baixa resolutividade, assim como as condições de vida precárias dos mesmos. As informações adquiridas subsidiarão a implementação de estratégias por meio do aparelho público do município, através de programas educacionais e investimento em capacitação para os enfermeiros, a fim de melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

Compartilhar