/*
Exibição dos posts para a categoria Notícias Enfermagem, Publicações Eletrônicas, Artigos Científicos ou posts gerais
*/?>
Análise do Conhecimento e das Práticas Biosseguras do Técnico de Enfermagem nas Unidades de Diálise
2 de dezembro de 2024 por filipesoares Imprimir
Analisa o conhecimento e as práticas do técnico de Enfermagem sobre os princípios de biossegurança na assistência à saúde em unidades de diálise.
A equipe de enfermagem está propensa a riscos ocupacionais, dado que interage diretamente com pacientes que necessitam de cuidados com a saúde. Por conseguinte, é crucial que o Técnico em Enfermagem (TE), que representa 57% dos profissionais de enfermagem do país, adote medidas de biossegurança na sua prática assistencial, pois são responsáveis por amenizar e controlar os riscos provenientes dos ambientes hospitalares, ambulatoriais e laboratoriais.
Foto: Divulgação
As práticas de biossegurança são essenciais em todos os setores da prática clínica, destacando-se em ambientes com procedimentos específicos, como as unidades de
diálise. A literatura demonstra que a sobrevida desses pacientes depende dos cuidados com o acesso vascular, pois este pode acarretar infecções e complicações graves para o paciente. Portanto, é notória a necessidade da vigilância da equipe de enfermagem sobre práticas biosseguras, dado que estes profissionais prestam assistência direta em todas as etapas do tratamento hemodialítico.
Não obstante, a infecção por covid-19 se torna um elemento agravante para o TE que atua na diálise, pois pacientes renais são considerados população de alto risco de mortalidade da doença. Ademais, o número da demanda de hemodiálise aumentou no país, tendo em vista o comprometimento renal que a covid-19 pode ocasionar. Soma-se a isso o fato de que os profissionais de saúde também carecem de cuidados, levando em consideração o risco de exposição dos trabalhadores que atuam na linha de frente do cuidado.
Dado que o TE que atua na diálise deve respeitar as normas de biossegurança, identificou-se a necessidade de explorar o conhecimento e a execução das práticas destes profissionais.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar o conhecimento e as práticas do TE sobre os princípios de biossegurança na assistência à saúde em unidades de diálise. Quanto aos objetivos secundários, determinou-se: identificar os fatores que influenciam na consolidação deste conhecimento; verificar se há divergências entre o setor público e privado; bem como analisar o impacto da pandemia de covid-19 nas práticas de biossegurança.