A prevenção primária do câncer se refere a toda e qualquer ação voltada para a redução da exposição da população a fatores de risco de câncer, tendo como objetivo reduzir a ocorrência da doença. A prevenção secundária abrange o conjunto de ações que permitem o diagnóstico precoce da doença e o seu tratamento imediato, aumentando a possibilidade de cura, melhorando a qualidade de vida e a sobrevida e diminuindo a mortalidade por câncer.
Leia Mais:
O conhecimento da distribuição geográfica dos cânceres, dos parâmetros de avaliação epidemiológica, dos fatores de risco, da disponibilidade de recursos materiais e humanos e da organização do Sistema de Saúde. Sobretudo pode se citar também o fluxo que se dá realmente entre os seus diversos níveis, para que planejem programas efetivos e eficazes de controle do câncer.
O controle do câncer depende essencialmente de ações nas áreas da promoção da saúde, proteção específica e acima de tudo do diagnóstico precoce da doença.
Uma vez que a educação se torna pedra angular sobre a qual se apoiam todas essas ações. Um fato bastante relevante para o controle do câncer é que semelhantemente a maioria dos casos da doença (80%) está relacionada a fatores ambientais, em maior ou menor grau evitáveis.