Desenvolve uma ferramenta computacional para a construção de escalas de trabalho mensais para o pessoal de Enfermagem.
Nos problemas de escala de trabalho, há a preocupação em dimensionar a força de trabalho, alocar e designar tarefas a essa força de trabalho, respeitando a legislação de cada setor, acordos sindicais e atender (quando possível) as demandas individuais dos funcionários.
Na área da saúde, a complexidade do problema de escala de trabalho está em elaborar escalas que obedeçam às normas internas da instituição e às externas, garantindo que não haja sobrecarga de tarefas e, o mais importante, reduzindo os custos operacionais sem prejudicar o atendimento aos pacientes e demais serviços.
Para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes, o enfermeiro-chefe de cada setor é responsável pela elaboração das escalas mensais da equipe de enfermagem, de forma a não haver excesso, nem falta de pessoal. Quando realizada manualmente, ou sem o uso de alguma ferramenta de apoio, essa tarefa consome tempo excessivo dos responsáveis por elaborá-la, tendo muitas vezes como resultado uma escala desigual que não atende aos anseios dos enfermeiros.
Assim sendo, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar uma ferramenta computacional para a construção de escalas de trabalho mensais para o pessoal de enfermagem, por meio de uma abordagem metaheurística híbrida formada pela combinação da metaheurística Simulated Annealing e do método Clustering Search.
A ferramenta computacional desenvolvida foi avaliada utilizando problemas-teste da literatura e também casos reais de um hospital do município de Caxias do Sul, obtendo resultados satisfatórios em relação aos resultados encontrados na literatura, além de ter gerado escalas viáveis para a instituição hospitalar.