7º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental Abre Inscrições

29 de julho de 2024 por filipesoaresImprimir Imprimir

Encontro será realizado durante 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Recife.


Estão abertas as inscrições para o 7º Encontro Latino-Americano de Enfermagem em Saúde Mental. Com o tema “Dimensão Ético Política nas Práticas Profissionais de Enfermagem em Saúde Mental”, o encontro acontece nos dias 17 e 18 de setembro, durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em Recife. Para participar, os interessados devem estar inscritos no 26º CBCENF, acessar a aba “meus cursos” e se registrar para o encontro.

A palestra magna será proferida pela enfermeira Sonia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. O cuidado em liberdade, a formação para o cuidado em Saúde Mental e o atendimento a pessoas em sofrimento psíquico na pandemia de covid-19 e desastres naturais estão entre os temas debatido no evento. Confira a programação.

“Esta 7ª edição acontece em um momento decisivo para o Brasil, de reconstrução da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e retomada dos princípios da Reforma Psiquiátrica”, avalia a professora Dorisdaia Humerez,  integrante da Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem e doutora em Saúde Mental. O cuidado em liberdade é a bandeira da Reforma Psiquiátrica. Sintetizada na Lei 10216/2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, a reforma brasileira é fruto de mobilização social, com ampla participação de usuários e profissionais da Saúde.

A Enfermagem tem um papel central na atenção às pessoas em sofrimento psíquico, sendo a categoria profissional mais numerosa na RAPS. As competências de enfermeiros, técnicos e auxiliares na assistência à Saúde Mental e Psiquiatria estão definidas na Resolução 678/2021.

Registre sua especialidade

Se você já fez especialização, mestrado ou doutorado em saúde mental, registre o seu título agora mesmo em seu Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O procedimento é rápido, fácil e gratuito. A Portaria 336/2022, do Ministério da Saúde, determina que as equipes que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e leitos de internação psiquiátrica em hospital geral devem ter a presença de pelo menos um enfermeiro em saúde mental.

Compartilhar