Vírus Zika no Brasil: a Resposta do SUS

17 de janeiro de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conta a história do vírus Zika no Brasil, investiga e mostra como a epidemia foi enfrentada.


Este documento trata do vírus Zika no Brasil: o começo de tudo. Vigilância na comunicação. Construção da estratégia. Investigação científica. O enfrentamento da epidemia e ações nos estados e municípios.

Em um ano de surto de microcefalia e outras malformações atribuídas ao vírus Zika, os cientistas do Brasil e do mundo aprenderam muito. Foi um volume de conhecimento semelhante ao de três ou quatro décadas de estudos. Nunca se publicou tanto.

virus zika brasil

Vírus Zika no Brasil: a resposta do SUS

Saiba Mais:

A procura de uma solução

Mesmo assim, não temos respostas e nem soluções para as centenas de mulheres que engravidaram e tiveram bebês com microcefalia. Nem para aquelas que ainda engravidarão e experimentam a incerteza de uma gestão saudável e de um parto sem sobressaltos.

O Brasil tem passado por repetidas epidemias de dengue, de caráter sazonal. A repetição das epidemias no Brasil, variando sua gravidade anualmente de região para região, levou o Estado brasileiro à convocação de forças tarefas visando ao combate do mosquito transmissor, a maior aporte de recursos em pesquisas sobre o vírus Zika, a novas tecnologias de combate ao vetor e às arboviroses, além do suporte necessário às famílias e crianças afetadas pela microcefalia possivelmente ligada ao vírus Zika.

Compartilhar