Documentário sobre os desafios e as conquistas na área da atenção obstétrica entre as décadas de 1990 e 2020. A partir da visão e da atuação de enfermeiras obstétricas e obstetrizes, o material apresenta algumas das principais mudanças registradas no período, lançando ainda um olhar para o futuro.
Este vídeo foi produzido pelo Projeto Enlace – Reconhecer e Fortalecer Enfermeiras(os) Obstétricas(os) e Obstetrizes, uma iniciativa do UNFPA e da Fundação Johnson & Johnson.
Curta-metragem do Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA/ONU) discute desafios e conquistas da assistência obstétrica nas últimas três décadas. O documentário A revolução do cuidado: as contribuições de enfermeiras obstétricas e obstetrizes em três décadas, lançado hoje (16/3) em seminário, está diponível online.
O UNFPA estima que o investimento em profissionais de Enfermagem obstétrica tem o potencial de salvar 4,3 milhões de vidas no mundo, a cada ano, até 2035. “A gente não assiste só o parto, a gente acompanha o trabalho de parto, que é muitas vezes onde as complicações acontecem”, explica a enfermeira obstétrica Tatiana Melo, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no documentário.