O câncer, em virtude de suas características etiopatogênicas e magnitude, tem se configurado como um importante problema de saúde pública na sociedade contemporânea. Parcela significativa de pessoas acometidas pelo câncer vivencia sintomas de ansiedade e depressão desde o diagnóstico da doença. Ao passo que apresentam dificuldades de melhora por todo o tratamento, repercutindo na adesão, na qualidade de vida, no prognóstico e na sobrevida à doença.
Leia Mais :
A depressão e a ansiedade são condições psiquiátricas manifestas por meio de sintomas psicológicos, comportamentais e físicos, decorrentes de uma combinação de múltiplos fatores. Tais condições podem se tornar crônicas ou recorrentes, acarretando prejuízos expressivos à capacidade da pessoa de se autocuidar e de realizar suas atividades diárias, impactando na sua qualidade de vida global.
Além disso, estudos evidenciam que a ansiedade e a depressão são mais frequentes entre pessoas com câncer do que entre aquelas com outras doenças crônicas, sendo que, quanto mais precocemente identificadas e abordadas, menor será o impacto na sua vida.