Protocolos de Encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada – v. 4 – Ginecologia

22 de agosto de 2016 por filipesoaresImprimir Imprimir


Os protocolos de encaminhamento são ferramentas de gestão e de cuidado, pois tanto orientam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constituem como referência que modula a avaliação das solicitações pelos médicos reguladores.

A regulação deve servir de filtro aos encaminhamentos desnecessários, devendo selecionar o acesso dos pacientes às consultas e/ou procedimentos apenas quando eles apresentem indicação clínica para realizá-los. Pacientes com diagnóstico ou suspeita de neoplasia ginecológica e pacientes com sangramento uterino anormal. Que apresentam anemia (hemoglobina < 10 g/ml) apesar do tratamento clínico otimizado, devem ter preferência no encaminhamento ao ginecologista, quando comparados com outras condições clínicas. Esses critérios devem ser
readaptados conforme necessidade da regulação local.

Leia Mais:

Serviços de urgência e emergência

Algumas condições de saúde mais comuns que necessitam encaminhamento para serviços de urgência/emergência são contempladas nesses protocolos (como sangramento uterino anormal e mulher com instabilidade hemodinâmica). Entretanto, ressaltamos que existem muitas outras condições que não foram contempladas. É responsabilidade do médico assistente tomar a decisão e orientar o encaminhamento para o serviço apropriado, conforme sua avaliação.

Este material tem como objetivo orientar as equipes que atuam na Atenção Básica, qualificando o processo de referenciamento de usuários para outros serviços especializados. É uma ferramenta, ao mesmo tempo, de gestão e de cuidado, pois tanto guiam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constitui como referência que modula as avaliações apresentadas pelos médicos reguladores.

Atenção: oriente o paciente para que leve, na primeira consulta ao serviço especializado, o documento de referência com as informações clínicas e o motivo do encaminhamento, as receitas dos medicamentos que está utilizando e os exames complementares realizados recentemente.

Compartilhar