Pandemia COVID-19: Formação e Atuação da Enfermagem Para o Sistema Único de Saúde

25 de agosto de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Compreende a atuação do enfermeiro no Sistema Único de Saúde frente ao Covid-19 e sua relação com o processo de formação profissional.


Em dezembro de 2019 foi descoberto um novo vírus da família coronavírus, denominado Severe Acute Respiratory Syndrome (SARS-CoV-2), responsável pela doença Coronavírus Diasease (COVID-19), que se tornou um grave problema de saúde pública mundial. A doença causa infecções respiratórias em seres humanos, com sintomas que variam de intensidade e que, geralmente, se intensificam quando associadas com outras comorbidades.

Pandemia COVID-19: Formação e Atuação da Enfermagem Para o Sistema Único de Saúde

Pandemia COVID-19: Formação e Atuação da Enfermagem Para o Sistema Único de Saúde.

No início do ano de 2020, com a enfermidade amplamente disseminada em diversos continentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou situação de pandemia. à COVID-19 evoluiu rapidamente de modo a esgotar a capacidade de resposta dos sistemas de saúde. No Brasil, a doença vem apresentando padrão de alta transmissibilidade em algumas áreas geográficas, com ampliação dos casos suspeitos e com baixas condições para diagnóstico e a realização adequada das notificações de casos confirmados, o que resulta em uma curva epidêmica subdimensionada, fragilizando as estratégias de contenção da pandemia e podendo sobrecarregar os serviços.

Sistema Único de Saúde

Com a crise da saúde pública gerada, ganha evidência a crise no Sistema Único de Saúde (SUS), que enfrenta inúmeros desafios estruturais e organizacionais, dentre os quais: a capacidade operacional para o atendimento e o quantitativo e a qualificação dos profissionais. Preocupa, principalmente, a falta de equipamentos, leitos hospitalares e de terapia intensiva, escassez de Kits para diagnósticos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), subfinanciamento e baixa articulação entre os serviços da rede assistencial, além da sobrecarga de trabalho dos profissionais, relacionada à falta de pessoal e consequente, aumento do número de pessoas contaminadas pelo SARS-CoV-2.

Atuação da Enfermagem

No contexto das equipes de saúde, a Enfermagem constitui mais da metade da força de trabalho no Brasil e emerge a necessidade de reinventar e valorizar a profissão, por meio da qualificação e desenvolvimento dessa força de trabalho alinhada ao SUS. Aposta-se no fortalecimento da liderança da enfermagem, que mesmo com papel marcante no enfrentamento da pandemia, carece de protagonismo político e na gestão para a tomada de decisão e conquista de direitos.

Diante do aumento da visibilidade da enfermagem em tempos de pandemia, ao refletir sobre o legado da profissão, sobretudo, na perspectiva de valorização e da formação para o SUS, emergiu a questão norteadora desta pesquisa: Qual a relação entre a atuação do enfermeiro no Sistema Único de Saúde frente ao Coronavirus Disease 2019 e o processo de formação deste profissional? Assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender a atuação do enfermeiro no Sistema Único de Saúde frente ao Coronavirus Disease 2019 e sua relação com o processo de formação profissional.

Compartilhar