O Método Para Construção de Aplicativo-Guia no Mestrado Profissional em Enfermagem

18 de maio de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve o método de desenvolvimento de uma tecnologia educacional, na modalidade de aplicativo-guia, para o manejo do potencial doador pediátrico, realizada como produto do Mestrado Profissional.


No processo de vida e morte, que é permeado por significados sociais e culturais. Está inserida a temática da Morte Encefálica. A qual apresenta entre os países diferentes conceitos e abordagens. No Brasil. A Resolução no 2173/2017, define que “A morte encefálica (ME) é estabelecida pela perda definitiva e irreversível das funções do encéfalo por causa conhecida, comprovada e capaz de provocar o quadro clínico”. Normativa que orienta os critérios para abertura do Protocolo de Diagnóstico da ME.

O Método Para Construção de Aplicativo-Guia no Mestrado Profissional em Enfermagem

O Método Para Construção de Aplicativo-Guia no Mestrado Profissional em Enfermagem.

A ME prevê várias alterações fisiopatológicas com potencial para a inviabilização dos órgãos e tecidos para doação. A assistência de enfermagem na suspeita de ME em se tratando de criança, se configura como um processo complexo pois, requer do enfermeiro conhecimento das ciências básicas, da normativa atual. Do protocolo estabelecido em seu cenário de prática, para além de entender o processo da ME e, as alterações decorrentes do mesmo.

O Conselho Federal de Enfermagem – COFEN. Na Resolução no 358, de 2009, dispôs sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e, a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes públicos ou privados. Nos quais desenvolva-se o cuidado profissional de enfermagem. Em seu Art. 3, enfatiza que o Processo de Enfermagem deverá ter base teórica que o oriente nas etapas de: Coleta de Dados. Diagnóstico de Enfermagem. E no Planejamento das Ações ou Intervenções de Enfermagem. Somente assim estará munido do (re) conhecimento das singularidades de cada indivíduo que está sob seus cuidados e, obterá subsídio para, a posteriori, avaliar os resultados alcançados com suas intervenções.

Com estas considerações se destaca a relevância da presente apresentação que tem como objetivo relatar o método para produção de um protótipo para o manejo da criança em suspeita de morte encefálica. Na modalidade de aplicativo-guia móvel.

Compartilhar