Informações rápidas, precisas e fundamentadas na literatura sobre a utilização do conhecimento teórico e técnico aplicado aos procedimentos básicos realizados pela Enfermagem.
A criação deste manual surgiu da necessidade em agrupar informações rápidas, precisas e fundamentadas na literatura sobre a utilização do conhecimento teórico e técnico aplicado aos procedimentos básicos realizados pela enfermagem. Para tanto, o referencial bibliográfico disposto ao final deste manual fornece subsídio na busca por informações sobre os temas apresentados e no fortalecimento da prática segura junto ao paciente.
Por ser um conhecimento de constantes remodelações, apontamos a necessidade da atualização e adequação constante deste manual. O foco é direcionar a assistência de enfermagem fundamentada em evidências disponibilizadas na literatura. Ressalta-se, que os erros encontrados no manual devem ser informados a coordenação do curso para as devidas adequações em edições futuras.
O uso deste manual requer o desenvolvimento de habilidades intelectuais e técnicas que serão aprimoradas durante a trajetória acadêmica. Para potencializar essas habilidades no decorrer do curso, o aluno em associação com professor necessita realizar a educação permanente sobre os aspectos envolvidos na prática assistencial de enfermagem.
Sugere-se, que nas fases iniciais este manual seja utilizado preferencialmente em conjunto com os professores do curso e preceptores de estágio. As eventuais dúvidas referentes aos procedimentos nele incluído, poderão ser questionadas e resolvidas com fundamentação no conhecimento científico de enfermagem e das ciências da saúde.
Por fim destacamos que o objetivo deste manual é facilitar o aprendizado do aluno e possibilitar a comunicação padronizada entre o corpo docente e discente por meio de evidências científicas disponíveis na literatura.