Analisa o processo ensino-aprendizagem na formação do técnico de Enfermagem em relação aos princípios do SUS em uma instituição pública de ensino.
O objeto de investigação desta pesquisa é a formação técnica de enfermagem e sua relação com os princípios do Sistema Único de Saúde. A educação é concebida, neste estudo, como processo de trabalho desenvolvido pelo homem, sendo influenciado e determinado por fatores sociais e políticos, por isso, foi realizada retrospectiva histórica sobre a formação técnica de enfermagem, bem como do surgimento do SUS.
A pesquisa teve como objetivos analisar o processo ensino-aprendizagem na formação do técnico de enfermagem em relação aos princípios do SUS em uma instituição pública de ensino da região metropolitana de Campinas; identificar como as professoras e a coordenadora da instituição percebem a formação técnica em enfermagem para os princípios do SUS; investigar como egressos do curso técnico de enfermagem percebem a formação para os princípios do SUS; e avaliar a aderência do planejamento e do projeto político-pedagógico (PPP) da instituição em relação aos requerimentos do ensino técnico de enfermagem na perspectiva do SUS.
Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e histórico-social. Foi empregada a análise documental. Os dados obtidos foram interpretados segundo a Teoria da Análise de Conteúdo, modalidade temática para analisar os relatos obtidos através de entrevistas semiestruturadas com 12 egressos do curso técnico de enfermagem e 11 docentes.
Os dados analisados revelaram as contradições e as semelhanças dos depoimentos de docentes e egressos, que permitiram a construção de uma trajetória dividida em duas categorias: prática pedagógica e processo educativo, com suas respectivas unidades de registro, permitindo compreender, pela fala dos entrevistados, o delineamento dessas categorias na formação do técnico de enfermagem.
Os grupos e a instituição analisados permitiram identificar como se dá a percepção sobre a formação técnica de enfermagem e os princípios do SUS, permitindo alcançar os objetivos deste estudo. Com a análise do PPP da instituição e do plano de curso técnico de enfermagem, pode-se concluir que há baixa aderência ao que é preconizado como formação técnica na perspectiva do SUS. Pela relevância do tema, o estudo contribui para o fortalecimento do SUS e para o aperfeiçoamento da formação técnica de enfermagem segundo os princípios desse sistema