Eficácia do curativo hidrocolóide em relação ao filme transparente na prevenção de lesões por pressão

23 de outubro de 2018 por filipesoaresImprimir Imprimir


As lesões por pressão (LPP) representam um grave problema de saúde, por elevarem as taxas de internação, colaborando para o crescimento da morbimortalidade e tratamentos com altos custos para os serviços de saúde. São definidas pelo National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP) como um dano na pele e/ou tecidos moles subjacentes, comumente localizadas sobre uma proeminência óssea ou relacionada a um dispositivo médico ou outro objeto, resultantes na maioria das vezes, por pressão, fricção, cisalhamento e fatores intrínsecos do paciente, instando-se de forma gradual, por meio de um processo de isquemia tecidual, que resulta em uma lesão de pele, seja em pele íntegra ou em úlcera aberta, com várias classificações, dependendo do tipo de tecido acometido e aspecto da lesão.

Lesões por pressão

A ocorrência de LPP é considerada um indicador negativo da qualidade da assistência prestada, pois apesar dos fatores extrínsecos não serem os únicos causadores das lesões, estes quando associados aos fatores intrínsecos, apresentam grande influência para a ocorrência da lesão. Assim, para facilitar a investigação dos profissionais de saúde frente aos fatores comumente associados ao desenvolvimento das LPP e estratificar seu risco, existem escalas de avaliação de risco, eficazes tanto no âmbito hospitalar, como em domicílio. Após os pacientes serem avaliados quanto ao risco de LPP, medidas preventivas
devem ser tomadas, e dentre estas, o uso de coberturas protetoras como o filme transparente e hidrocolóide são recomendadas e podem apresentar bons resultados.

Cuidados de Enfermagem

Dessa forma, considerando que as lesões por pressão retratam a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados, faz-se necessário que os enfermeiros trabalhem exaustivamente esta problemática, tornando-a um tema de grande relevância para a sua prática clínica e sustentadas nas melhores evidências. Assim, o presente estudo tem o objetivo de Identificar as evidências científicas disponíveis sobre a eficácia do curativo hidrocolóide em relação ao filme transparente na prevenção de lesões por pressão.

Compartilhar