Descreve os cuidados realizados pelo enfermeiro da Atenção Primária à Saúde à pessoa idosa no espaço domiciliar.
A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. Como maior expressão de seus serviços têm-se as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que são os estabelecimentos de saúde, na qual a Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como principal objetivo a aproximação dos serviços de saúde junto à família e à comunidade.
A Estratégia Saúde da Família, por meio de uma equipe multiprofissional, permite uma maior proximidade com as pessoas domiciliadas. Nesta equipe multiprofissional da Atenção Primária à Saúde, coloca-se em relevo o serviço de enfermagem onde, no centro dos cuidados, encontra-se o enfermeiro responsável por executar ações assistenciais, gerenciais, educativas e de controle social.
Dentre as inúmeras atividades assistenciais realizadas pelo enfermeiro da Unidades Básicas de Saúde ao idoso destacam-se a consulta de enfermagem e a visita domiciliar. A consulta de enfermagem permite ao enfermeiro coletar informações pertinentes sobre a condição de saúde-doença da pessoa idosa, realizar avaliações geriátricas, determinar os diagnósticos de enfermagem e, por fim, elaborar um plano de cuidados para cada situação que, fundamentalmente, pode ser acompanhado em períodos regulares no domicílio.
As visitas domiciliares possibilitam o enfermeiro compreender a residência do idoso como lugar das vivências, experiências de vida, hábitos, modos de viver, singularidades e subjetividades, que precisam ser consideradas no planejamento de intervenções.
Nesse contexto, as visitas domiciliares podem servir também para proporcionar um cuidado integral à saúde do idoso. Nesse sentido, cabe sublinhar que o crescente deslocamento para produção de cuidado no espaço domiciliar do idoso é justificado pela maior ocorrência de doenças crônicas e, consequentemente, fragilidade, diminuição da mobilidade e a alta demanda de atendimento hospitalar e de outros serviços de saúde.
Especificamente, as ações de cuidar realizadas por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no domicílio apresentam-se como um modo em expansão da assistência à saúde pública brasileira, que busca enfrentar os desafios associados ao processo de envelhecimento da população, proporcionando a redução da hospitalização, aperfeiçoando a utilização dos recursos e potencializando a prevenção e promoção de saúde.
Com essas dimensões contextuais, os conhecimentos presentes nesta investigação são orientados pelo seguinte objetivo: descrever os cuidados realizados pelo enfermeiro da Atenção Primária à Saúde à pessoa idosa no espaço domiciliar.