Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de (Covid_19 [1]).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

O Brasil está preparado para enfrentar o coronavírus (Covid_19)?
Sim! Antes mesmo da Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmar a epidemia na China, o Brasil já havia identificado o surto. Diante deste cenário, foram realizados boletins epidemiológicos diários, materiais para a vigilância, instruções de procedimentos da doença e fortalecimento da rede laboratorial. Além disso, foi criado um site (saude.gov.br/coronavirus [2]) para esclarecer as dúvidas da população e de profissionais de saúde.
Nosso país possui um Plano de Contingência em todo o território nacional que prevê ações para uma transmissão da doença local ou ampliada, de acordo com as medidas previstas pelo protocolo mundial.
Como o Brasil contribui com o mundo contra o coronavírus (Covid-19)?
- Identificando e notificando à OMS os casos da doença
- Capacitando vários países vizinhos na detecção
laboratorial do diagnóstico do vírus - Colocando à disposição da OMS especialistas em
epidemiologia de campo (EPI-SUS) para a investigação
de casos