Situação Problema Como Estratégia de Ensino a Distância Sobre Prevenção de Lesão por Pressão

23 de agosto de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve o desenvolvimento de uma plataforma virtual de aprendizagem com resolução situacional de problemas como ferramenta inovadora de ensino de prevenção de lesão por pressão.


As lesões por pressão são a terceira condição mais cara após o câncer e as doenças cardiovasculares. Os profissionais de enfermagem são responsáveis pelo cuidado direto e contínuo, além do tratamento e prevenção. Para alcançar um atendimento de qualidade ideal, os conhecimentos e atitudes de enfermagem devem ser baseados nas melhores evidências científicas.

Situação Problema Como Estratégia de Ensino a Distância Sobre Prevenção de Lesão por Pressão

Situação Problema Como Estratégia de Ensino a Distância Sobre Prevenção de Lesão por Pressão. Foto: Divulgação

A incidência e a prevalência de lesões por pressão nos cenários assistenciais são variáveis, no qual identifica-se, nos Estados Unidos, em pacientes críticos, prevalência de 8,8% a 9,3%. Em contrapartida no Brasil, essas taxas em idosos internados correspondem a 18,8% e, em pacientes de unidades de terapia intensiva, corresponde a 17,7% a 35,2%.

Estudos internacionais apontam uma incidência entre 4,5% a 25,2% (Reino Unido), e uma prevalência de 2,9% a 8,34% (Espanha), 18,4 (Inglaterra) e 19,1% (Estados Unidos). No Brasil existem poucos estudos sobre incidência do agravo, no entanto alguns estudos existentes apontam entre 41,2% e 59% de risco para o desenvolvimento da lesão por pressão, e uma prevalência entre 8% e 23%.

Prevenção de Lesão por Pressão

Nesse sentido, a assistência de enfermagem à pessoa com ferida requer uma prática consistente e competência trabalhada ao longo da graduação, não se extinguindo após sua conclusão, tendo em vista a atenção à saúde e a importância das tecnologias educacionais na maior efetividade do cuidado.

Com isso, surge a possibilidade das metodologias ativas de ensino, como importante estímulo à aprendizagem e promoção do pensamento crítico-reflexivo, à motivação, criatividade, integração do conhecimento e habilidades interpessoais. A metodologia de resolução de problemas torna-se importante nesse sentido, na medida em que se apoia em uma abordagem situacional por meio do encontro do profissional de enfermagem com as situações dos clientes, efetivando um processo de ensino e aprendizagem crítico.

Deste modo, a partir de tais considerações, tem-se por objetivo descrever o desenvolvimento uma plataforma virtual de aprendizagem com resolução situacional de problemas para enfermeiros e acadêmicos de enfermagem como ferramenta inovadora de ensino de prevenção de lesão por pressão.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/