Esta publicação é o resultado do trabalho de físicos especialistas em radiodiagnóstico. Sem ter, desta maneira, a pretensão de esgotar o assunto nem de limitar a atuação dos profissionais da área. Tem o objetivo de facilitar a uniformização dos procedimentos para a realização de testes de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico médico.
Leia Mais:
- OMS: uso de celular pode causar câncer cerebral [1]
- Detecção precoce e manejo clínico da Sepse [2]
- Estratégias para segurança do paciente: manual para profissionais da saúde [3]
Radiodiagnóstico
A Radiologia Diagnóstica constitui poderosa ferramenta utilizada pela Medicina e pela Odontologia. Devido a adoção de uma cultura de proteção radiológica e de garantia de qualidade deve ser uma tônica, de oferecer aos usuários dos serviços transparência Igualmente no que diz respeito à segurança e eficácia dos exames radiológicos.
A adoção de Programas de Garantia da Qualidade de Imagens Radiográficas pelos serviços de radiodiagnóstico é indispensável para a obtenção de imagens que
permitam uma correta interpretação. Esses programas pressupõem, como resultado, a adequação de procedimentos, a realização de testes e medições. Portanto, este Guia apresenta a descrição dos procedimentos para a realização de um conjunto mínimo de testes de qualidade para equipamentos de radiodiagnóstico médico que confirmem o bom desempenho desses equipamentos.