Hoje, não se pode imaginar um Estado moderno, democrático, que tenha controle sobre seu processo de desenvolvimento e que estrategicamente procure reduzir as desigualdades econômicas, sociais, geográficas e políticas, sem uma base de dados de qualidade que incorpore as técnicas estatísticas mais avançadas tanto para a sua construção como para sua divulgação.

Leia Mais:
- Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas [1]
- Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde [2]
- Enfermagem – Protagonismo Invisível Socialmente [3]
Relação Anual de Informações Sociais
A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS [4]), por sua história de constante aperfeiçoamento técnico, hoje é tida como um dos pilares do sistema estatístico nacional. Ao ser um censo do mercado formal do trabalho, esse registro administrativo é um dos melhores instrumentos que o Brasil possui hoje para refletir o país real.
A RAIS constitui um clássico exemplo posto que a qualidade do resultado é uma justaposição de iniciativas e parcerias. Vão ao propósito da celeridade e veracidade das respostas proporcionadas pelos empregadores, passando por todo o processo de controle e checagens no Ministério, até os usuários, que, com seus retornos, ajudam a concretizar um aprimoramento na consistência técnica da base de dados.