A primeira edição do Guia de Referências ao Enfrentamento da Violência e do Racismo [1] Contra Jovens Negros é fruto da experiência de formação e capacitação de profissionais de saúde de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Núcleos de Prevenção à Violência (NPV [2]) das regiões Sul, Sudeste, Norte e Leste da cidade de São Paulo (SP), promovida pelo Instituto AMMA Psique e Negritude, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), de São Paulo. Os encontros foram realizados em formato virtual, durante os meses de outubro e novembro de 2022, e contaram com a participação de 215 profissionais de saúde.
Neste sentido – Enfrentamento da Violência e do Racismo Contra Jovens Negros – objetivou-se atingir os seguintes aspectos:
- Capacitar os profissionais de saúde em estratégias para estabelecer vínculos com as/os jovens negras/os do território;
- Sensibilizar profissionais sobre os efeitos do racismo;
- Implementar o cuidado em sua trajetória pessoal no serviço de saúde e no contexto de enfrentamento na dinâmica das violências.
A formação foi composta por conteúdos com fundamentação teórica e metodológica aplicados por profissionais de psicologia, especialistas na temática das juventudes negras.