- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - https://biblioteca.cofen.gov.br -

Guia Para Descrição de Procedimentos Assistenciais de Enfermagem no Âmbito Hospitalar

Os Procedimentos Assistenciais também conhecidos como Procedimento Operacional Padrão (POP), são meios de comunicação com os profissionais que executam diariamente técnicas e procedimentos no cuidado direto aos pacientes e favorecem a padronização de condutas. Portanto, são documentos imprescindíveis para a realização da assistência em qualquer instituição de saúde que preza pela qualidade e segurança do cuidado, visto que tem como propósito organizar, padronizar, orientar e comunicar a estrutura e o funcionamento da instituição ou serviço, além de obter uniformidade e redução de custos. Deve obedecer a critérios técnicos, considerando normas e legislação de cada profissão envolvida.

guia-procedimentos-assistenciais-enfermagem-ambito-hospitalar

Ao descrever este Guia para Descrição de Procedimentos Assistenciais de Enfermagem no Âmbito Hospitalar consideramos que de acordo com Jericó, Peres e Kurcgant, 2008, tais normas, desenhos, manuais de técnicas e procedimentos são ferramentas utilizadas pelas organizações de saúde que são moldadas pelas crenças de quem as constituíram (fundadores ou dirigentes) e que adotam recursos e geram uma produção assistencial, em busca de atingir os objetivos organizacionais.

Procedimentos Assistenciais de Enfermagem

Os padrões assistenciais podem estar descritos em formato de protocolo [1] e ou procedimento assistencial, contendo os requisitos mínimos para determinado cuidado a ser prestado, baseado em evidências científicas e ou na melhor informação disponível.

Destaca-se que, Protocolos Assistenciais [2] são orientações sistematizadas baseadas nas diretrizes e evidências da literatura e elaborados por especialistas de uma instituição. Priorizam-se os pontos críticos e fundamentais no processo de decisão. Um protocolo tem associação com vários procedimentos assistenciais. E os Procedimentos Assistenciais descrevem minuciosamente como devem ser executadas determinadas atividades, sistematizando a realização dessas ações. Descreve o que e como deve ser feito, além de documentos, materiais e equipamentos que devem ser utilizados e, como a atividade deve ser controlada e registrada. Define os profissionais que devem executar o procedimento de acordo com a legislação vigente. É baseado em evidência cientifica e ou melhor informação disponível, tendo como resultado as melhores práticas assistenciais.

Compartilhar
[3] [4]