- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - https://biblioteca.cofen.gov.br -

A Formação do Profissional de Enfermagem Frente à Dimensão Espiritual do Paciente Crítico

Objetivo: Descrever e analisar a formação dos profissionais de enfermagem frente à dimensão espiritual do paciente crítico. Método: Pesquisa descritivo exploratória, de natureza qualitativa, utilizando a História Oral Temática como referencial metodológico.

A formação do profissional de enfermagem frente à dimensão espiritual do paciente crítico

Foto: Governo da Paraíba.

A pesquisa foi realizada com profissionais de enfermagem, sendo nove enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem, de um hospital universitário da cidade de São Paulo [1], todos com, no mínimo, dois anos de experiência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI [2]). Os profissionais foram entrevistados seguindo-se um roteiro de perguntas sobre o perfil sociodemográfico e os conhecimentos a respeito da formação dos participantes quanto à espiritualidade e o atendimento de enfermagem à dimensão espiritual do paciente crítico. Os discursos foram transcritos, transcriados e submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin, na modalidade temática.

Resultados: A análise das narrativas resultou em três categorias: Conceito de espiritualidade, que apontou tanto o significado quanto os conflitos conceituais entre espiritualidade e religiosidade; Espiritualidade na formação de Enfermagem, na qual ética, religião e prática profissional foram consideradas fontes de aprendizado; e Espiritualidade na Unidade de Terapia Intensiva, que apresentou entraves ao atendimento espiritual do paciente crítico, como a mecanização do cuidado, o foco nas questões biológicas e a cultura organizacional.

Considerações finais: A atuação de enfermeiros e técnicos de enfermagem no atendimento à dimensão espiritual do paciente crítico é fundamentada na ética profissional. No entanto, a ausência do tema durante a formação desses profissionais leva à prática empírica, o que os distancia da prática baseada em evidências.

Compartilhar
[3] [4]