Enfermagem Obstétrica Assegura Bons Cuidados à Gestação

21 de fevereiro de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Sobre o papel fundamental da Enfermagem Obstétrica, desse profissional na implementação de cuidados no ciclo gravídico e puerperal.


A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes possui um dos mais complexos centros  obstétricos de Sergipe. Nesse sentido, o enfermeiro Obstetra, Max Oliveira Menezes, fala sobre o papel fundamental, desse profissional na implementação de cuidados no ciclo gravídico e puerperal.

enfermagem-obstetrica

“Nossas atribuições são reconhecidas por meio de resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (RESOLUÇÕES COFEN Nº 524/2016 E 672/2021) as quais vislumbram a assistência às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos. A MNSL dispõe de enfermeiro obstétrico desde o setor de admissão até o puerpério/alta”, ressalta o enfermeiro.

Ele observa que a MNSL tem a missão de acolher a mulher e seus familiares ou acompanhantes; avaliar todas as condições de saúde do binômio; subsidiar o atendimento à mulher no parto e puerpério; promover o modelo de assistência centrado na mulher; ofertar métodos não farmacológicos para alívio da dor; acompanhar a evolução do trabalho de parto; prestar assistência ao parto normal de evolução fisiológica.

Enfermagem Obstétrica

“Além de tudo isso, a maternidade tem de registrar no prontuário da mulher e do recém-nascido as informações inerentes ao processo de cuidar, de forma clara, objetiva e completa; prestar informações, escritas e verbais, completas e fidedignas necessárias ao acompanhamento e avaliação do processo de cuidado. Ademais, saliento que a MNSL é referência para formação de EO, sobretudo pelo perfil institucional e consequente complexidade de cuidados que são desenvolvidos com as pacientes de alto risco gestacional”, explica Max Oliveira.

Ele deixa claro que o cuidado inter e multidisciplinar ao parto é uma realidade em diversos serviços obstétricos, assim como é na MNSL. “Dessa forma, é possível vislumbrar a redução de práticas intervencionistas e potencializar o cuidado humanizado. Salienta-se que tal característica está diretamente relacionada a formação do enfermeiro, o qual tem como processo de trabalho o “Cuidar”, ressalta Max. Ele atenta que, desse modo, a prática do EO é reconhecida como uma ferramenta para integração profissional e protagonização  dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/