Empreendedorismo na Pós-graduação em Enfermagem: Tendências e Significados

31 de agosto de 2023 por filipesoaresImprimir Imprimir

Identifica a tendência empreendedora geral dos estudantes de pós-graduação em Enfermagem e compreender o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em Enfermagem.


Este estudo teve como objetivos identificar a tendência empreendedora geral dos estudantes de pós-graduação em enfermagem e compreender o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem.

A sustentação teórica baseou-se nos tópicos: (i) Aspectos históricos e conceituais sobre empreendedorismo, (ii) Contextualizando o processo de formação do enfermeiro e o mercado de trabalho em enfermagem, (iii) Educação empreendedora. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa que foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina com os pareceres número 2.620.227 e CAAE 81636017.9.0000.0121 em 25 de abril de 2018 e 3.166.536 e CAAE 81636017.9.0000.0121 em 24 de fevereiro de 2019.

O cenário de investigação foi o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. O estudo quantitativo foi uma pesquisa descritiva transversal, com 84 discentes do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina em nível de mestrado e doutorado acadêmico no ano de 2018. A população elegível foi considerada de acordo com os critérios de inclusão e exclusão do estudo. O critério de inclusão empregado foi estar regularmente matriculado no programa e ter disponibilidade para responder ao questionário. Foram excluídos os discentes de mestrado e o doutorado interinstitucional por dificuldade de acesso a esses participantes e do pós-doutorado pelo número reduzido de estudantes. A amostragem foi não probabilística. Para a coleta dos dados, foi utilizado o Teste de Tendência Empreendedora Geral que apresenta uma análise própria para os dados. Além disso, foram realizadas análises descritivas para todas as variáveis do estudo. O

estudo qualitativo foi orientado pela metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. Os participantes da pesquisa foram definidos por meio da composição de grupos amostrais. O primeiro grupo amostral foi delimitado de forma intencional por 15 discentes do programa, sendo 6 mestrandos e 9 doutorandos, com base nos resultados do estudo quantitativo. Os critérios de inclusão aplicados foram estar regularmente matriculados no programa e ter disponibilidade para participar do estudo. Foram excluídos os discentes do mestrado e o doutorado interinstitucional por dificuldade de acesso a esses participantes e do pós-doutorado pelo número reduzido de estudantes. O segundo grupo amostral surgiu da análise dos dados do primeiro, sendo constituído por 7 docentes do programa. Os grupos amostrais foram determinados até o alcance da saturação teórica dos dados. Nesse sentido, totalizou-se 22 entrevistas intensivas. A coleta e análise dos dados foram feitas de forma simultânea, por meio de codificação inicial e focalizada.

Os resultados deste estudo estão descritos na forma de dois manuscritos intitulados: (i) Tendência empreendedora geral de estudantes de pós-graduação em enfermagem e (ii) Compreendendo o empreendedorismo e a educação empreendedora no contexto da pós-graduação em enfermagem. Por fim, sustenta-se a tese de que o empreendedorismo entre estudantes de pós-graduação em enfermagem é baixo, mas vem avançando nos aspectos relacionados à necessidade de realização, necessidade de autonomia/independência e impulso e determinação. No programa, a compreensão dos docentes e discentes aponta para o fenômeno vislumbrando o empreendedorismo e a educação empreendedora na pós-graduação em enfermagem?.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/