- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - https://biblioteca.cofen.gov.br -

Disclosure: um Guia Prático para Comunicar Erros na Saúde

Conversa entre médico e paciente: diretrizes de disclosure ajudam a comunicar erros e eventos adversos a paciente e familiares (Bigstock) Comunicar erros e eventos adversos a pacientes e familiares – o chamado disclosure – é um dever dos profissionais de saúde. Ter acesso a todas as informações é um direito do paciente. E participar de um disclosure, a partir das duas perspectivas, é uma situação sempre difícil.

Novas Técnicas de Comunicação

Um corpo crescente de estudos está ajudando profissionais e instituições de saúde a usar técnicas de comunicação [1] para tornar o disclosure menos traumático e mais construtivo para pacientes, familiares e também para os profissionais de saúde.

Um dos trabalhos mais detalhados sobre como comunicar erros foi conduzido por quatro especialistas americanos, que ministraram um série de workshops com profissionais de saúde, discutindo  ferramentas de comunicação e fazendo simulações de disclosure. O modelo conta com o papel de “coach”, um profissional do hospital com mais experiência e preparo na condução desse tipo de conversa. Ele atua como um consultor, orientando os profissionais envolvidos no erro [2]/evento adverso [3].

As conclusões da experiência deram origem a um conjunto de diretrizes [4] práticas para comunicar erros e conduzir o disclosure de maneira clara e, ainda asssim, delicada com pacientes e familiares. As diretrizes a seguir foram resumidas e traduzidas pelo IBSPInstituto Brasileiro para Segurança do Paciente, e podem ser encontradas na íntegra no livro Talking with patients and families about medical error: a guide for education and practice.

Leia Mais:

Diretrizes práticas para disclosure

Primeiras ações

Preparação para a conversa de disclosure

A conversa de disclosure

Documentação e acompanhamento

Fonte: [1 [8]]

Compartilhar
[9] [10]