Processo de Deliberação Moral dos Enfermeiros de Competência Gerencial e Fiscalizatória dos Conselhos de Enfermagem

20 de julho de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Descreve o processo e os valores implicados na deliberação moral dos profissionais de competência gerencial e fiscais, considerando suas atribuições e os problemas éticos encontrados.


O foco deste estudo é a deliberação de problemas éticos no âmbito dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens) brasileiros, entendendo a deliberação moral como um método que visa à análise dos problemas em toda a sua complexidade permitindo eleger cursos de ação possíveis para sua resolução, não como pura equação matemática, mas por uma análise cuidadosa e reflexiva sobre os eventos e circunstâncias envolvidas.

Processo de Deliberação Moral dos Enfermeiros de Competência Gerencial e Fiscalizatória dos Conselhos de Enfermagem

Processo de Deliberação Moral dos Enfermeiros de Competência Gerencial e Fiscalizatória dos Conselhos de Enfermagem.

Mais especificamente no contexto deste trabalho. Levam-se em consideração as etapas da deliberação utilizadas pelos enfermeiros de competência gerencial e de competência fiscalizatória dos Conselhos Profissionais de Enfermagem. Quando esses analisam os problemas éticos vivenciados no seu cotidiano de trabalho. Vinculados aos Corens por meio do Sistema de Fiscalização do Exercício Profissional que, no caso da Enfermagem é regido pela Resolução Cofen no 374/2011, esses profissionais estabelecem uma ligação mais próxima com o cotidiano laboral dos profissionais de enfermagem no intuito de manter os preceitos éticos e legais da profissão.

Regulação e Fiscalização em Saúde

Nas últimas duas décadas vários autores têm desenvolvido métodos para discutir e tentar solucionar conflitos que emergem da prática laboral. Estudando processos éticos de enfermagem Schneider e Ramos chegaram a um método de deliberação moral em muito similar ao proposto por Gracia para a bioética clínica. Demonstrando que, independente do referencial teórico. O processo de deliberação é capaz de conectar todos os elementos necessários para uma visão mais abrangente das experiências ou problemas na prática profissional.

Assumindo tal pressuposto. O presente estudo teve como objetivo descrever o processo e os valores implicados na deliberação moral dos profissionais de competência gerencial e fiscais dos Corens brasileiros. Considerando suas atribuições e os problemas éticos enfrentados. Trata-se de um dos objetivos da tese de doutorado intitulada “A fiscalização do exercício profissional de enfermagem no Brasil: desafios éticos”. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Apoiada pelo CNPq.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/