Avaliação do Risco do Desenvolvimento de Lesões Por Pressão em Pacientes de Uma Unidade Hospitalar

26 de agosto de 2022 por filipesoaresImprimir Imprimir

Avalia o risco do desenvolvimento de lesões por pressão em pacientes admitidos nas unidades de internação.


A lesão por pressão (LPP) é definida como a destruição das camadas da pele e tecidos subjacentes, geralmente sobre uma superfície óssea, resultante da pressão prolongada ou de sua combinação com forças de fricção e cisalhamento. Destaca-se nesse contexto, umas das principais complicações apresentadas por pessoas acamadas no domicílio ou em unidades hospitalares.

Lesão por Pressão Em Idosos Hospitalizados: Prevalência, Risco e Associação Com a Capacidade Funcional

Dentre os fatores de risco associados ao desenvolvimento da LPP, evidenciam-se: limitação da mobilidade, instabilidade hemodinâmica, déficit nutricional, alterações no nível de consciência, incontinência urinária e fecal, presença de doenças crônicas e morbidades, como hipertensão arterial sistêmica ou diabetes, baixa umidade e exposição ao frio, pressão, cisalhamento e fricção. Nessa perspectiva, a LPP está associada a um fenômeno multicausal, de caráter evitável e diretamente influenciável por fatores intrínsecos e extrínsecos.

Lesões Por Pressão

Indubitavelmente, a ocorrência da LPP causa vários transtornos físicos e emocionais ao paciente. Além disso, aumenta o risco de complicações, influenciando na morbidade e mortalidade, resultando em encargos financeiros significativos para os sistemas de saúde, devido aos altos custos relacionados ao tratamento, que envolve recursos humanos, financeiros e materiais.

Sendo assim, a presença da LPP tem sido reconhecida como um problema de saúde pública e indicador de qualidade da assistência de enfermagem prestada aos serviços de saúde. Nessa perspectiva, como o profissional de enfermagem está diretamente relacionado no cuidado dos pacientes, faz-se necessário o conhecimento científico baseado em evidências, visando a otimização dos recursos humanos disponíveis e a redução dos custos à instituição, além de subsidiar os profissionais no desenvolvimento de estratégias.

Nesse contexto, questiona-se: qual o risco dos pacientes admitidos em unidades hospitalares desenvolverem lesão por pressão? A resposta dessa questão poderá trazer contribuições aos gestores e enfermeiros, para o uso de ferramentas afim de garantir segurança da assistência prestada, redução dos custos e potencialização do gerenciamento do cuidado.

Após o exposto, objetiva-se com esse estudo, avaliar o risco do desenvolvimento de lesões por pressão em pacientes admitidos nas unidades de internação de um hospital da Zona da Mata Mineira

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/