- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - https://biblioteca.cofen.gov.br -

A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde

A proposta de implantação da Rede de Atenção à Saúde (RAS [1]), como forma de organização dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS [2]), que se fez por meio de discussões dos gestores do SUS, foi institucionalizada por meio de publicações de Portarias e Decreto Presidencial que dispôs sobre a organização do SUS, de forma articulada e em regiões de saúde.

A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde

A Atenção Primária e as Redes de Atenção à Saúde.

O objetivo precípuo da RAS é prestar atenção integral, de qualidade e resolutiva, que atenda às reais necessidades da população, tendo em vista a atual situação epidemiológica e demográfica do País, que vem se dando de forma acelerada, com predominância das condições crônicas.

Esta publicação relata a importância de romper com o sistema fragmentado hegemônico no SUS e implantar a RAS. Aborda as cinco redes temáticas prioritárias pactuadas entre os gestores e a relevância da Atenção Primária à Saúde (APS) nesse processo, ao tempo em que faz registro sobre o desafio dessa implantação, haja vista o subfinanciamento do sistema.

E, principalmente, resgata a responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) em coordenar e articular a implantação da RAS nas regiões de saúde e participar efetivamente na qualificação da APS em conjunto com os municípios, razão pela qual esperamos que este livro contribua com os gestores e as equipes das SES, no sentido de facilitar a implantação e a operacionalização das redes temáticas, nas regiões de saúde de cada estado.

Compartilhar
[3] [4]