Aspectos Psicossociais de Acadêmicos de Enfermagem Durante a Pandemia da Covid-19 de Limpeza

21 de janeiro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Relata a experiência do isolamento social de acadêmicos de Enfermagem no período de pandemia de COVID-19.


O COVID-19 foi diagnosticado no Brasil, no dia 26 de fevereiro de 2020, na cidade de São Paulo. Em Manaus, o primeiro paciente confirmado foi no dia 13 de março de 2020, em um bairro da região sul da cidade. Acredita-se que nesse período, o vírus não possuía potencial de disseminação em uma região com altas temperaturas como Manaus, porém, ele adaptou-se e após 15 dias do primeiro caso, já contabilizávamos mais de 80 casos confirmado.

Aspectos Psicossociais de Acadêmicos de Enfermagem Durante a Pandemia da Covid-19 de Limpeza

Aspectos Psicossociais de Acadêmicos de Enfermagem Durante a Pandemia da Covid-19 de Limpeza. Foto: Divulgação

Com esse acometimento da saúde pública e privada, adotou-se, em Manaus, o isolamento domiciliar, a fim de prevenir a dispersão do vírus, assim sendo, muitos serviços foram suspensos por tempo indeterminado, como fechamento de espaços públicos e de entretenimento, escolas, universidades, academias, comércios e algumas empresas. A rotina, de milhares de pessoas sofreram alterações, não planejadas, ao ficarem reclusas em suas residências. Os estudantes de universidades públicas, que tinham atividades diárias e em sua maioria em tempo integral, tiveram suas aulas suspensas por tempo indeterminado. A mudança de hábitos sociais são fatores que contribuem, desencadeiam e agravam o estresse e a ansiedade, a ociosidade então surgiu, e com ela sinais e sintomas de estresse.

Isolamento social de acadêmicos de Enfermagem

O estresse pode manifestar-se de diversas formas, a ansiedade e a ociosidade surgem a partir de um ou mais fatores estressores. A mudança nos hábitos, de rotina, as preocupações, geram a ansiedade. O tempo e a duração da exposição ao estresse é que irá determinar o grau de comprometimento da saúde. Durante a exposição prolongada ao estresse podem surgir sintomas de insônia, mudança de humor, raiva, enxaquecas e dores inespecíficas.

Nessa pandemia de COVID-19, o estresse tem sido um fator de adoecimento psicológico não só para os profissionais de saúde, mas para todos que tiveram suas vidas afetadas, inclusive os estudantes.

Diante disso o presente relato tem por objetivo descrever a experiência nova e única do isolamento social de acadêmicos de enfermagem no período de pandemia da COVID-19.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/