Análise da Epidemia Pela Covid-19 a Partir do Modelo dos Múltiplos Fluxos de Kingdon

14 de janeiro de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa o fluxo de problemas, soluções e políticas no enfrentamento a epidemia pela COVID-19, com base no Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon.


A periculosidade da COVID-19 associa-se a sua alta transmissibilidade e fácil disseminação, ocasionando Síndrome Respiratória Aguda Grave com potencial de mortalidade por danos alveolares maciços e insuficiência pulmonar progressiva. Assim, o enfrentamento desta epidemia tem produzido fortes desafios aos líderes de estado, gestores, profissionais de saúde e população em geral, posto ao desconhecimento real da problemática.

Análise da Epidemia Pela Covid-19 a Partir do Modelo dos Múltiplos Fluxos de Kingdon

Análise da Epidemia Pela Covid-19 a Partir do Modelo dos Múltiplos Fluxos de Kingdon. Foto: Divulgação

Frente a estes desafios, o estado do Ceará tem demonstrado iniciativas significativas para o enfrentamento da situação sanitária em seu território, uma vez que este já encontra-se em situação de emergência, junto a São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá e Distrito Federal, estando em terceiro lugar em número de casos confirmados da doença no país.

Modelo dos Múltiplos Fluxos de Kingdon

Sabe-se que há influência de forças diversas no desenvolvimento de políticas públicas de saúde e tomada de decisões no âmbito do SUS, permeadas por ambiguidade, incertezas e conflitos entre valores e interesses de grupos de escolha, já comuns e agora acentuados frente a progressão da pandemia. Questiona-se, então: como o Ceará tem lidado com a crise sanitária pela COVID-19 e quais as forças mobilizadas neste processo?

Conhecer o fluxo de forças envolvidas na estruturação de políticas de saúde e tomadas de decisão frente a pandemia da COVID-19 possibilita aproximar-se dos problemas existentes, das soluções já reconhecidas e adotadas e do processo político que permeia o enfrentamento da crise, viabilizando a análise da situação apresentada em comparação com outras realidades e, deste modo, contribuir na definição e divulgação de novas estratégias.

Assim, objetivou-se analisar o fluxo de problemas, soluções e políticas no enfrentamento à epidemia pela COVID-19 no Ceará, com base no Modelo de Múltiplos Fluxos de Kingdon.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/