Análise de uma Clínica da Família, Visão Dos Enfermeiros do Serviço

16 de junho de 2020 por filipesoaresImprimir Imprimir

Conhece a prática da Clínica da Família em Cuiabá e sua relação com os preceitos da clínica ampliada, na perspectiva dos enfermeiros do serviço.


Ao incorporar os preceitos da PNH no contexto da atenção básica, acredita-se que a relevância da Clínica Ampliada e Compartilhada é reforçada, na medida em que viabiliza a participação ativa do sujeito, e consequentemente sua autonomia no processo de saúde e doença, contribuindo para o alcance da resolutividade prevista para esse nível de atenção.

Saúde da família

Estender o olhar para além dos aspectos clínicos implica em conceber a saúde de maneira ampliada, não se restringido à assistência biomédica, mas sim, partindo do princípio de qualidade de vida e autonomia do sujeito. Assim, levando em consideração o cuidado ao usuário em seu contexto social, de modo a promover a saúde e prevenir agravos, tendo em vista além dos aspectos epidemiológicos e biológicos, os aspectos socioculturais, individuais, coletivos, psicológicos e espirituais.

Saúde da família

Perante tais preceitos e considerando a necessidade de reformulação no modo de fazer saúde, a Clínica da Família (CF) representa uma proposta inovadora no Brasil, fomentada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ), e instituída com base na proposta normativa da Estratégia Saúde da Família (ESF), que concentra cinco ou mais equipes de Saúde da Família. Essas unidades de saúde, além de expandir a cobertura da atenção básica no município, foram idealizadas a fim de aumentar a resolutividade neste nível de atenção. Deste modo, ofertam um perfil de atendimento diferenciado em relação às demais ESF, dispondo, por exemplo, de exames laboratoriais e de imagem in loco.

Considerando seu pioneirismo no estado e com a implantação de uma unidade desse modelo no município de Cuiabá, acredita-se que uma análise do serviço sob a ótica dos enfermeiros que integram as equipes, tende a contribuir para elucidar questões relevantes a fim de otimizar a assistência à saúde. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo conhecer a perspectiva dos enfermeiros que integram as equipes de Saúde da Família, quanto à organização da prática na CF no município de Cuiabá-MT, e sua relação com os preceitos da Clínica Ampliada.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/