Análise de Conceito e Desenvolvimento do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Tromboembolismo Arterial

20 de julho de 2021 por filipesoaresImprimir Imprimir

Analisa os conceitos e desenvolvimento do Diagnóstico de Enfermagem no risco de Tromboembolismo Arterial.


A prevenção de eventos tromboembólicos arteriais é um importante foco de atenção à saúde. A identificação precoce de fatores de risco e mudanças de hábitos de vida podem reduzir significativamente a chance de um indivíduo cursar com um evento tromboembólico grave. O enfermeiro em sua prática clínica ao assistir pacientes suscetíveis ao desenvolvimento de tromboembolismo arterial, não possui um diagnóstico de enfermagem que seja acurado para planejar metas e intervenções.

Análise de Conceito e Desenvolvimento do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Tromboembolismo Arterial

Análise de Conceito e Desenvolvimento do Diagnóstico de Enfermagem Risco de Tromboembolismo Arterial. Foto: Divulgação

Diagnóstico de Enfermagem

Visando preencher esta lacuna na taxonomia da NANDA International, Inc., este estudo foi proposto por meio da metodologia de análise de conceito de Walker e Avant para desenvolver a definição, os fatores de risco, as populações em risco e as condições associadas do diagnóstico de Enfermagem Risco de tromboembolismo arterial. Adicionalmente a estes objetivos sugerir resultados de enfermagem da Nursing Outcomes Classification (NOC) e intervenções da Nursing Interventions Classifications (NIC).

As etapas seguidas neste estudo foram as propostas a partir do modelo de análise de conceito de Walker e Avant a seguir descritas: seleção do conceito, objetivos da análise conceitual, identificação dos possíveis usos do conceito, determinação dos atributos definidores, identificação do caso modelo, identificação de casos adicionais, identificação de antecedentes, consequentes e referenciais empíricos.

Tromboembolismo arterial

Como resultados deste estudo, tem-se que o conceito selecionado foi de tromboembolismo arterial, que compôs o modelo de análise conceitual por meio de uma revisão integrativa para subsidiar os possíveis usos deste conceito, bem como os referenciais empíricos, os seus antecedentes e seus consequentes. Os atributos definidores mais frequentes foram trombose, aterosclerose, aterotrombose e embolismo. Os antecedentes que predominaram na literatura foram o diabetes mellitus, a hipertensão e o tabagismo. Os consequentes do conceito variaram conforme o local de ocorrência do tromboembolismo. Os referenciais empíricos referiram-se às questões de avaliação clínica (história clínica, exame físico, índice tornozelobraquial) e métodos de identificação de trombos como ecocardiografia, ecodoppler, tomografia, angiografia, arteriografia ou angiorressonância. As intervenções de enfermagem da NIC foram o controle da hiperglicemia (2120), manejo da Hipertensão (4162), a assistência a parar de fumar (4490), entre outros. Os resultados de enfermagem da NOC contemplaram coagulação sanguínea (0409), perfusão tissular (0433), comportamento de adesão (1600), autocontrole da terapia de anticoagulação. (3101).

Esta análise de conceito possibilitou o desenvolvimento da definição e identificação dos fatores de risco, populações em risco e condições associadas do diagnóstico de enfermagem Risco de tromboembolismo arterial. Este estudo contribui com a taxonomia da NANDA International, Inc., à medida que se propôs a preencher uma lacuna da prática clínica dos enfermeiros ao identificarem fatores de risco que contribuem para a suscetibilidade dos pacientes a desenvolver tromboembolismo arterial. Dessa forma, possibilita a tomada de decisão sobre o planejamento de resultados e intervenções de forma mais assertiva e acurada. Adicionalmente, aprimora o corpo de conhecimento científico do enfermeiro, com proposta de um diagnóstico acurado para aplicação em diferentes níveis de atenção a saúde.

Compartilhar
http://fst.uin-alauddin.ac.id/assets/file/-/slot-thailand/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/uploads/2021/05/gengtoto/ https://residenciamulti.escs.edu.br/wp-content/uploads/2023/01/toto-slot-gacor/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/maxwin138/ http://cofen.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/linetogel/ https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/ http://www.cofen.gov.br/wp-content/upgrade/toto-togel/ https://www.centenecenter.wustl.edu/wp-content/uploads/2020/01/datamacau/ slot5000 https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ presidenslot http://www.cofen.gov.br/slot/ https://umkap.fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/08/togel/ https://fkip.unila.ac.id/wp-content/uploads/2023/09/slot/ toto88 gengtoto gengtoto toto slot asiatogel meraktoto asiatogel toto slot slot maxwin slot maxwin slot maxwin https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slotpulsa/ https://fmipa.unesa.ac.id/products/slot-qris-5000/ https://pembinaanideologi.unesa.ac.id/produk/slot88/ https://verisa.unesa.ac.id/argon/demo/products/togel-online/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/casino/ https://pramuka.unesa.ac.id/product/toto/