- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Vírus Zika: Informações ao Público

O Zika vírus é um arbovírus, um tipo de vírus transmitido por artrópodes, como os insetos. É parente dos causadores de outras doenças, como a dengue, a febre amarela e a febre ocidental do Nilo.

Sua origem se deu em 1947, pela equipe do cientista GW Dick. Isolado em macacos rhesus da Floresta Zika, na Uganda,Por 50 anos, o vírus causou surtos esporádicos e poucos casos em humanos eram conhecidos.

[1]

Leia Mais:

Zika no Brasil

Autoridades de Saúde de Natal (RN) notaram a presença de uma síndrome que lembrava os sintomas da dengue. Os exames sorológicos deram negativo de tal forma que para os vírus da dengue quanto o da febre chikungunya. Em março, o Instituto Oswaldo Cruz analisou amostras de sangue de pacientes com a síndrome e identificaram o Zika vírus. A genética do vírus encontrado em pacientes brasileiros sugere que ele é o mesmo que causou epidemias nas ilhas do Pacífico. Os pesquisadores da Fiocruz, autores do estudo que identificou os primeiros casos de transmissão no Brasil. Sugerem que provavelmente uma possível explicação para a entrada do Zika no país tenha sido a presença de turistas durante a Copa do Mundo de 2014.

No Brasil, ele é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor do vírus da dengue. Em suma, a infecção ocorre quando a fêmea do inseto pica uma pessoa com o vírus e depois se alimenta do sangue de outra que não tem o vírus.

Fonte [1 [5]]

Compartilhar
[6] [7]