- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Valores Pessoais e Profissionais de Enfermeiros

Os valores que orientam a prática de enfermeiros desde a origem da profissão, foram expressos inicialmente pelos atos de Florence Nightingale [1], dando significado ao cuidado de enfermagem e identidade à profissão, através da solidariedade, verdade, moralidade e utilidade. Na sociedade atual, emerge a necessidade de resgatar alguns valores que se afastaram da enfermagem quando esta avançou em direção do conhecimento técnico e científico e das práticas baseadas em evidência, motiva pela própria conformação da atenção à saúde e suas exigências, principalmente, quanto ao uso das tecnologias duras no cuidado.

Valores Pessoais e Profissionais de Enfermeiros

Valores Pessoais e Profissionais de Enfermeiros. Foto: Divulgação

Com o avanço científico e tecnológico, novos problemas e questionamentos surgiram, exigindo dos enfermeiros uma prática reflexiva e valorativa, emergindo dúvidas sobre os valores considerados importantes na atualidade e motivando reflexões sobre uma prática baseada em valores. Os valores pessoais e profissionais interagem no campo do cuidado e, se divergente das ações tomadas, podem refletir em um problema moral, levando ao distresse moral do enfermeiro [2].

Nesse contexto, foi necessária a construção de outras fontes de referência, como o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem [3], que passou a servir de norte para a prática, descrevendo os valores considerados fundamentais para o exercício do cuidado, como o respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos, o compromisso, a responsabilidade, a honestidade, a lealdade, a solidariedade, dentre outros.

Valores pessoais e profissionais de enfermeiros

Os valores na enfermagem são importantes para conferir e manter altos os padrões de cuidado e são internalizados durante as relações, daí a relevância de vivenciá-los desde a formação e fortalecê-los no exercício profissional em busca de uma prática orientada por valores que possam conferir identidade à enfermagem.

Os valores fundamentam o modo como os enfermeiros se comportam, se relacionam e sua conduta na solução de conflitos e tomada de decisões, compreende-los irá contribuir na identidade da profissão e na satisfação com o trabalho, aspectos fundamentais para promover a visibilidade dos enfermeiros.

Ao abordar sobre como os valores são concebidos estimula-se à discussão sobre o resgate ao sentido do cuidado congruente e qualificação da assistência às pessoas. Assim, este estudo objetiva analisar as publicações sobre os valores pessoais e profissionais na enfermagem e sua relação com a formação e a prática clínica.

Compartilhar
[4] [5]