- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Significado e Valores Relacionados ao Trabalho para Mulheres Integrantes das Equipes de Enfermagem de Diferentes Gerações

Este artigo tem como objetivo analisar o significado e os valores relacionados ao trabalho para enfermeiras de diferentes gerações etárias. Integrantes da equipe de enfermagem de um hospital geral de Belo Horizonte. Tem-se, portanto, dois recortes, um que é dado pelo gênero e o outro pela geração.

Significado e valores relacionados ao trabalho de enfermeiras

A escolha do recorte gênero se deve ao fato de que na área da saúde o número de mulheres se sobrepõe em muito ao dos homens. Além disso, a enfermagem realiza ações de cuidados dirigidas a ajudar as pessoas a recobrar a esperança, acompanhá-las nos processos diagnósticos e terapêuticos ou simplesmente escutá-las em momentos críticos. Estas ações mobilizam grande parte do tempo de trabalho e grande carga emocional por lidar com o sofrimento do outro. Gerando vivências de prazer e de sofrimento no trabalho.

Significado e valores relacionados ao trabalho de enfermeiras

O significado do trabalho para os indivíduos é fruto de uma construção social e coletiva, devendo levar em conta a própria origem da profissão. Historicamente, foram a religiosas católica, leigas ou habilitadas, que assumiram o cuidado dos pacientes internados nos hospitais. Posteriormente, o c de Florence Nightingale [1] foi inserido, agregando à imagem vocacional da profissão os valores de abnegação, submissão, docilidade, zelo, delicadeza, ou seja, do sagrado associado ao viés cristão, que estão refletidos na percepção das mulheres pesquisadas.

Valores são padrões de crenças construídos a partir do contexto cultural no qual o indivíduo está inserido. Que guiam a maneira de viver e determinam o tipo de objetivos a atingir em sua vida. O sistema de valores dos indivíduos é composto por valores mais gerais, denominados valores culturais, e por valores associados a contextos mais específicos. Como família, religião e trabalho. Dentre os contextos específicos o mais estudado tem sido o trabalho, em virtude da sua importante função social, enquanto gerador de renda, participação social, status e saúde.

Compartilhar
[2] [3]