- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Tempo Padrão das Intervenções de Enfermagem em Ambulatório de Quimioterapia Adulto

No processo de qualificação e consolidação da atenção ao paciente com câncer, verifica-se a insuficiência de parâmetros que favoreçam a determinação da carga de trabalho da equipe de enfermagem, enquanto subsídio essencial para a consecução dos processos de planejamento, provisão e negociação do quadro de profissionais.

Tempo Padrão das Intervenções de Enfermagem em Ambulatório de Quimioterapia Adulto

Tempo Padrão das Intervenções de Enfermagem em Ambulatório de Quimioterapia Adulto. Foto: Divulgação

Intervenções de Enfermagem

Objetivo: Identificar o tempo padrão das intervenções de enfermagem realizadas em ambulatórios de quimioterapia adulto. Método: estudo quantitativo, descritivo, observacional, realizado nos ambulatórios de quimioterapia de dois Centros Especializados no Tratamento do Câncer [1], sendo uma instituição privada e outra pública, localizadas na cidade de São Paulo.

Os dados foram obtidos por meio da técnica amostragem do trabalho, com observação direta dos profissionais de enfermagem em intervalos de um minuto. O cálculo do tempo padrão das intervenções de enfermagem fundamentou-se no tempo total e na quantidade de vezes que cada intervenção foi observada, acrescido do tempo despendido pelos profissionais na execução das atividades pessoais, associadas e tempo de espera.

Resultados: Foram observados 70 profissionais de enfermagem, obtendo-se 3.709 amostras, correspondentes à 3.178 intervenções/atividades realizadas nos dois ambulatórios. O tempo total amostrado foi de 4087,37 minutos, dos quais 2245,81minutos (55%) no Amb A e 1841,56 minutos (45%) no Amb B. O tempo médio das intervenções realizadas nos ambulatórios foi de 1,58 minutos no Amb A e de 1,05 minutos no Amb B. Após o teste de hipóteses foi possível definir o tempo padrão de onze intervenções.

Conclusão: A identificação do tempo padrão das intervenções com maior impacto no tempo de trabalho da enfermagem em ambulatórios de quimioterapia [2] adulto pode subsidiar as estimativas de pessoal, tendo em vista a qualidade, a segurança e a humanização dos cuidados prestados aos pacientes assistidos na área ambulatorial de oncologia.

Compartilhar
[3] [4]