- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Tecnologia Cuidativo-Educacional Para Apoio aos Homens no Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

O marco atual e desafiador para a saúde mundial, concentra-se no surgimento do novo Coronavírus, denominado (SARS-CoV 2), agente causador da COVID-19 [1] (Coronavirus disease 2019), descoberto em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. O novo coronavírus é derivado da família de vírus tipo Coronaviridae [2], responsável por uma variedade de infecções respiratórias nos seres humanos, além da COVID-19, sendo geradora de ações expressivas de enfrentamento, que vão desde a adoção de medidas farmacológicas, até as ações simples, como o foco do controle do ambiente.

Tecnologia Cuidativo-Educacional Para Apoio aos Homens no Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus

Tecnologia Cuidativo-Educacional Para Apoio aos Homens no Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. Foto: Divulgação

Na busca por compreender como os homens conceberam e se comportaram diante da pandemia no Brasil, uma vez que esse grupo compõe um recorte populacional significativo nos casos de incidência, além de ser responsável pela maior força de trabalho e em especial nos serviços essenciais, e que por outro lado representam um público “chave” decorrente da histórica tradição masculina em resistir e até mesmo negligenciar à adesão à medidas terapêuticas em saúde, ampliou-se as investigações sobre o assunto.

Tecnologia Cuidativo-Educacional

Especificamente no Brasil, marcadores de gênero e masculinidades permeiam o contexto pandêmico no país, ao se observar que o primeiro caso confirmado de Coronavírus (SARS-CoV2 [3]) foi de um homem, assim como as primeiras mortes, os maiores índices de internamento e mortalidade. Tal panorama, suscita um olhar mais ampliado e o aprofundamento teórico científico de investigação sobre essas razões.

Neste sentido o estudo foi guiado pela questão de investigação: como construir uma tecnologia cuidativo-educacional para o apoio de homens durante o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV2) no Brasil? Como forma de responder a essa indagação, este estudo teve como objetivo descrever a construção de uma tecnologia cuidativo-educacional voltada ao apoio de homens para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (SARS-CoV2) no Brasil.

Compartilhar
[4] [5]