- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Tecnologia Assistencial: Processo de Enfermagem em Unidade Cirúrgica

O Exame Físico é a primeira etapa do Processo de Enfermagem (PE [1]), e base para todo ele; é um instrumento tecnológico que determina a prática do cuidado e o registro do raciocínio clínico do enfermeiro. É uma tecnologia que formaliza uma prática baseada em evidência do cuidado, constituindo uma estratégia para aprimorar a competência profissional e a segurança do paciente. O profissional enfermeiro tem assumido cada vez mais novas responsabilidades e desafios, sendo necessário desenvolver estratégias que favoreçam a realização do PE, sendo essa uma demanda que vem sendo percebida mundialmente.

Tecnologia Assistencial: Processo de Enfermagem em Unidade Cirúrgica

Tecnologia Assistencial: Processo de Enfermagem em Unidade Cirúrgica. Foto: Divulgação

Tecnologia Assistencial

Objetivo: Desenvolver uma Tecnologia Assistencial específica do enfermeiro, direcionada ao exame físico de pacientes adultos submetidos à cirurgia do aparelho digestivo.

Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica, vinculada a um projeto temático intitulado “Tecnologias para qualificar e consolidar a sistematização da assistência de enfermagem nos diferentes cenários da prática profissional, no Estado do Paraná”, desenvolvida em três Etapas: (1) Análise, (2) Desenho e (3) Desenvolvimento. Resultados: Foi desenvolvido um Aplicativo disponível em plataforma móvel para o auxílio de enfermeiros durante o exame físico de pacientes cirúrgicos, resultando, ao final do preenchimento do mesmo, a impressão da avaliação diária do enfermeiro.

Considerações Finais: Este estudo desenvolveu o Aplicativo AVALIA TIS [2] – Paciente Cirúrgico, que é um instrumento tecnológico para a realização e registro do exame físico, proposto para o profissional enfermeiro. Essa tecnologia permite, pelo uso de smartfone ou tablet, o acesso rápido às informações de escalas, além do direcionamento à realização do exame físico de maneira simples, prática, científica e baseada em evidências.

Compartilhar
[3] [4]