- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Situação vacinal contra hepatites A e B em crianças da educação infantil

As Hepatites Virais caracterizam-se como importante problema de saúde pública mundial. Cinco vírus são conhecidos como agentes etiológicos. São eles: vírus da hepatite A (HAV), vírus da hepatite B (HBV), vírus da hepatite C (HCV), vírus da hepatite D (HDV) e vírus da hepatite E (HEV).

Hepatites em números

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que no ano de 2015 ocorreram 1,34 milhão de mortes por conta das hepatites virais e, no Brasil, o maior número de infecções se deve aos HAV e HBV. Entre os anos de 1999 a 2015 foram confirmados 514.678 casos, dentre eles, 31,4% se referiam a infecções pelo HAV e 38,2% pelo HBV.

Formas de transmissão

A transmissão do HAV se dá por via fecal-oral ou por meio de água e alimentos contaminados. Já o HVB é transmitido a partir da exposição por via parenteral, cirurgias, relações sexuais desprotegidas, lesão percutânea e por via vertical (da mãe para o filho, no nascimento). Diante disso, a principal forma de prevenção dessas infecções é realizada mediante vacinação. No Brasil, esses imunobiológicos são ofertados gratuitamente a grupos populacionais de risco pelo Sistema Único de Saúde através do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Situação vacinal

Referente à vacina conta o HBV, os dados foram classificados esquema vacinal completo (quando a criança contabilizava a administração de todas as doses das vacinas, independente do período), esquema vacinal incompleto (quando não apresentava todas as doses preconizadas para sua faixa etária) e não vacinado (quando nem uma dose havia sido administrada). A vacina contra o HAV recebeu apenas as classificações vacinado (uma dose administrada) e não vacinado (não tinha dose administrada). Ainda foi criada a classificação falha no registro para as duas vacinas. Essa se configura pela detecção de que a vacina foi registrada incorretamente (quando faltam informações sobre data de administração, lote da vacina ou identificação do administrador).
Compartilhar
[1] [2]