14/03/2019

Sistematização Do Processo De Fiscalização Do Exercício Profissional De Enfermagem: Uma Abordagem De Gestão De Riscos

Aborda a sistematização do processo de fiscalização do exercício profissional de Enfermagem para melhorias e controle de riscos.

A implantação da Gestão de Riscos no Conselho Federal de Enfermagem tornou-se primordialmente uma meta institucional frente à necessidade de efetivação da governança. Tendo sobretudo a transparência e antecipação proativa à redução de eventos que possam comprometer os objetivos estratégicos do órgão. Atualmente, a atividade finalística de Fiscalização do Profissional de enfermagem, atribuída ao Sistema Conselho Federal – Conselhos Regionais de Enfermagem, encontra-se em fase de readequação e melhoria de processos.

 

Leia Mais:

Fiscalização de riscos do exercício profissional de Enfermagem

Esta tese identifica eventos de riscos associados ao processo de fiscalização do exercício profissional de Enfermagem, propondo soluções de melhoria. A estratégia de pesquisa utilizada foi um estudo de caso sobre o atual processo de trabalho da fiscalização profissional. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, sendo realizadas entrevistas aos especialistas das áreas de fiscalização profissional em âmbito nacional. Assim como foram feitas  observações e levantamentos de informações junto às áreas interessadas pelo processo.

Estão entre os principais resultados da pesquisa, a uniformização do processo da fiscalização do exercício profissional, a acepção de uma taxonomia de riscos aderente à área de negócio da fiscalização profissional, a avaliação de 1.640 elementos de riscos do processo, o desenvolvimento de um procedimento de fuzzyficação para maior distinção dos grupos de magnitude dos riscos avaliados. Assim sendo o grande volume de riscos identificados, além do desenvolvimento da versão inicial do sistema de informação que apoiará o registro e acompanhamento das inconformidades constatadas na inspeção fiscal.




    revista_enfermagem
    munean
    anais_cbcenf