- Biblioteca Virtual de Enfermagem - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Qualidade De Vida Relacionada à Saúde, Sintomas Depressivos e Senso De Coerência De Coronariopatas

No presente estudo utilizamos o conceito de qualidade de vida relacionada à saúde “QVRS”, pois temos como foco avaliar qual o impacto que os aspectos da saúde física e mental exercem na qualidade de vida na percepção dos indivíduos com doença arterial coronariana”DAC”.

Resultados de estudos realizados com indivíduos com DAC sugerem que os domínios da QVRS mais comprometidos antes da CRVM são: Aspectos físicos, Capacidade funcional e Aspectos emocionais.

[1]

Leia Mais:

Doença arterial coronariana

A depressão é considerada um preditor independente de aumento do tempo de internação após CRVM e de complicações perioperatórias tardias. Estudos realizados com indivíduos com DAC. Antes de serem submetidos à CRVM, associaram a presença de sintomas depressivos a algumas variáveis sociodemográficas ou clínicas. Indivíduos que possuíam baixo nível de escolaridade apresentaram mais sintomas depressivos. O número de comorbidades e o aumento da idade foi relacionado à maior probabilidade de sintomas depressivos.

Considerando a relação da QVRS de indivíduos cardiopatas com a presença de sintomas depressivos, e levando em consideração ainda que a avaliação dessas variáveis pode subsidiar o planejamento da assistência de enfermagem e médica no perioperatório e na reabilitação de indivíduos que miram ser submetidos à CRVM, o presente estudo teve como objetivo avaliar a relação entre QVRS, sintomas depressivos e SC de indivíduos com doença coronariana.