- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Riscos

 

Com o intuito de subsidiar as equipes profissionais no repensar de sua prática na atenção à saúde bucal, e de apoiar as vigilâncias sanitária e epidemiológica em suas ações, a Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde [1], e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária elaboraram este livro com foco nas questões mais emergentes de prevenção e controle dos riscos em serviços odontológicos.

 

[2]

Leia Mais:

Serviços Odontológicos

A Odontologia, como as demais ciências da área da saúde, percorreu várias etapas no decorrer de sua evolução. Iniciando com o empirismo, na Idade Antiga, passando pelo Pré-cientificismo. Até o surgimento de escolas especializadas na prática odontológica, chegando assim à fase Científica. A história da Odontologia, em seus primórdios, não pode ser traçada separadamente, uma vez que está interligada com o desenvolvimento das ciências médicas.

Na Odontologia, por suas particularidades, intensificou-se a busca do conhecimento visando a prevenção da infecção cruzada no atendimento ambulatorial. O Conselho Federal e alguns Conselhos Regionais de Odontologia da Federação e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde criaram manuais de controle de infecção voltados à Odontologia.

Os gestores de saúde vêm se conscientizando da importância da incorporação de tecnologias apropriadas para o controle de infecção. Podendo assim promover recursos para a melhoria da assistência e promovendo a educação permanente das equipes e da população.

Compartilhar
[6] [7]