- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos: Princípios, Organização, Prática e Trabalho em Redes Para Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Os medicamentos são uma das ferramentas terapêuticas mais utilizadas na prática em saúde, e são considerados bens de consumo essenciais para o desenvolvimento de países. A literatura indica que a falta de acesso a esses insumos configura uma causa frequente de retorno de pacientes aos serviços de saúde.

Uso racional de medicamentos

Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos: Princípios, Organização, Prática e Trabalho em Redes Para Promoção do Uso Racional de Medicamentos.

Uso Racional de Medicamentos

A Política Nacional de Medicamentos relata que o processo indutor do uso irracional e desnecessário de medicamentos e o estímulo à automedicação, presentes na sociedade brasileira, são fatores que promovem aumento na demanda por medicamentos, requerendo, necessariamente, a promoção do seu uso racional [1] mediante a reorientação dessas práticas e o desenvolvimento de um processo educativo, tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário. Contudo sem informação adequada, os medicamentos, na pior das hipóteses, podem levar a um resultado desastroso em termos de morbidade ou mortalidade.

Assim, fornecer informações apropriadas para a promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) é um componente central para alcançar melhores resultados em saúde. A Rebracim, criada por meio da Portaria Ministerial (MS) nº 2.647, de 4 de novembro de 2013. É uma rede de Centros e Serviços de Informação sobre Medicamentos (CIM/SIM) no País. Alicerçada nos pilares estratégicos da Política Nacional de Medicamentos e da Política Nacional de Assistência Farmacêutica [2], a Rede tem o objetivo de ser referência no Sistema Único de Saúde (SUS) como um serviço de  informações técnico-científicas sobre medicamentos, prestado especialmente aos profissionais de saúde e à população em geral. Assim a presente obra reúne os princípios, a organização, a prática e o trabalho em redes para promoção do URM, no contexto da Rede.

Compartilhar
[3] [4]