- Biblioteca Virtual de Enfermagem – Cofen - http://biblioteca.cofen.gov.br -

Segurança e Saúde no Centro do Futuro do Trabalho: Tirando Partido de 100 Anos de Experiência

A segurança e saúde no trabalho podem desempenhar um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável, e o investimento na SST pode contribuir para que sejam alcançados os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em especial o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 3), que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as pessoas, de todas as idades, e ODS 8, que visa promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego e trabalho digno para todos – em particular a Meta 8.8, que visa proteger os direitos laborais e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, sobretudo mulheres migrantes e pessoas com empregos precários.

Segurança e saúde do trabalho

Segurança e Saúde no Centro do Futuro do Trabalho: Tirando Partido de 100 Anos de Experiência.

Contudo, os governos, os empregadores, os trabalhadores e outras partes interessadas continuam a debater-se com o enorme desafio de construir gerações de trabalhadores seguros e saudáveis, no presente e no futuro. A Estratégia Global da OIT [1] para a segurança e saúde no trabalho, adotada em 2003, fornece um enquadramento para estas atividades. A carga global dos acidentes de trabalho, doenças profissionais e mortes. Contribui significativamente para o problema mundial das doenças não transmissíveis e das doenças cronicas, que se tem vindo a agravar.

Segurança e saúde do trabalho

Pensar no futuro da segurança e saúde no trabalho [2], requer também uma retrospetiva sobre os desenvolvimentos alcançados no último século. Ao longo dos últimos 100 anos. Os esforços para reduzir o número de acidentes de trabalho, doenças profissionais e mortes têm sido cada vez mais reconhecidos como um grande desafio internacional, relevante para alcançar a justiça social e o desenvolvimento sustentável.

Existe um consenso generalizado de que a SST beneficiaria largamente com a melhoria e a partilha de conhecimentos e experiências relativas ao alcance, causas e medidas de prevenção de perigos laborais, bem como a formas de promover a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Também se reconhece que, embora existam diferenças nacionais e regionais significativas na forma como os perigos e riscos no local de trabalho são vivenciados, há muitos mais aspetos em comum nos princípios de prevenção e controlo dos seus efeitos nocivos.

Compartilhar
[3] [4]